Compreenda o cérebro e mude a sua vida

Autor: Ricardo J. Botelho

O cérebro é composto de dois hemisférios. O direito é comumente associado à emoção e, o esquerdo, ligado à razão. Para contar com todo o potencial do cérebro, desenvolvemos conexões que nos permitem utilizar ambos os lados, simultaneamente.

No desenho, podemos ver a estrutura dos hemisférios do cérebro.

O racional (superior esquerdo) – analisa, quantifica, é lógico, crítico, realista, gosta de números, entende de assuntos econômicos, sabe como as coisas funcionam.

O protetor (inferior esquerdo) – adota ações preventivas, estabelece procedimentos, faz as coisas acontecerem, é confiável, organiza, é esmerado, pontual e planeja.

O experimental (superior direito) – conjetura, imagina, especula, arrisca-se, é impetuoso, quebra regras, gosta de surpresas, é curioso e brinca.

O sentimental (inferior direito) – é sensível com os outros, gosta de ensinar, toca as pessoas, é expressivo, emocional, fala bastante e sente.

Aprendemos que devemos amar com a emoção e tomar decisões com a razão. Nada mais limitante. Temos as duas bandas. Então, por quê usar só uma?

Pense de outra forma. O lado direito é o combustível e o lado esquerdo é o motorista do carro que movimenta a sua vida. Não há deslocamento sem as duas coisas agindo de forma conjunta. Falemos da intuição que está ali bem no lado direito superior. Muitas vezes negligenciamos essa arma poderosa na tomada de decisão. Em uma determinada situação algo nos diz que alguma coisa vai dar errada (ou certo). Afastamos esse pensamento e seguimos em frente. Mais adiante, aquilo que era uma intuição torna-se real. Bate aquele arrependimento. Ah! Se eu tivesse feito o que a minha intuição me dizia…

Todo tem uma dominância cerebral. Isto é: usamos preferencialmente um lado e com ele definimos nossa maneira de ver as coisas e reagir aos acontecimentos. Somos resultado dessa dinâmica cerebral. Não há nada de certo ou errado em ter um determinando modo cerebral. Somos assim e pronto. Quem tem o lado superior direito dominante (experimental) tem mais dificuldade de usar o lado esquerdo (racional). Isso exige um esforço adicional na hora de avaliar relatórios ou lidar com números, por exemplo.

Já aqueles que têm o lado esquerdo inferior preponderante (organizado, focado em procedimentos, metódico) sofrem quando submetidos à ambientes e condições de improvisação, onde compromissos não são cumpridos ou quando acontecem alterações bruscas de curso com frequência.

Já aqueles com o lado direito inferior (emocional) desenvolvido estão sempre voltados para a relação com as pessoas. É muito importante para eles serem aceitos no grupo, receber um sorriso logo de cara, contar com e dar suporte às pessoas.

Conhecer a sua dominância cerebral pode ajudar no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Para quem lidera, é essencial ter essa informação para trabalhar a individualidade dos integrantes da sua equipe. Reuniões coletivas são pouco eficazes quando o assunto é orientação. Na verdade, você deveria individualizar a sua abordagem em função do funcionamento de cérebro de cada um na equipe. Da mesma forma, conhecer o modo cerebral de um Cliente pode ajudar na apresentação de um projeto ou no fechamento de uma venda.