ABNT CB 002 Comitê Brasileiro da Construção Civil

ABNT CB 002 Comitê Brasileiro da Construção CivilDrywall atende a todos os requisitos da Norma de Desempenho

O sistema drywall, utilizado em paredes, forros e revestimento de qualquer tipo de edificação, atende plenamente as exigências da Norma de Desempenho de Edificações ABNT NBR 15575:2013, no que diz respeito a resistência mecânica, isolamento acústico, comportamento ao fogo, estanqueidade à água e adequação ambiental.

Essa adequação à norma é possível porque cada vedação em drywall admite múltiplas configurações, de acordo com as características e necessidades funcionais do ambiente em que for instalada, além de dar ampla liberdade ao projetista para adotar a solução estética que considere mais adequada.

A Associação Brasileira do Drywall participou ativamente da elaboração da norma.

Para mais informações sobre o ABNT CB 002 | Acesse aqui

ABNT NBR 15575 Norma de Desempenho de Edificações

A Associação Brasileira do Drywall participou ativamente, desde sua fundação, no ano 2000, do processo de elaboração da Norma de Desempenho ABNT NBR 15575:2013, que representou um avanço importante para a construção civil brasileira, pois pela primeira vez uma norma técnica no País definiu critérios de avaliação do comportamento das edificações em uso e não, como anteriormente, apenas os requisitos dos materiais e sistemas construtivos isoladamente.

A história dessa norma começou bem antes, em 1975, quando o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) publicou os primeiros estudos sobre esse tema. Porém, somente em 1998, quando o IPT realizou uma pesquisa em conjunto com o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Hábitat (PBQP-H), do Ministério das Cidades, é que o assunto passou a ser discutido com mais intensidade. E ganho velocidade a partir do ano 2000, quando foi criada uma comissão na ABNT para conduzir o assunto, em consequência de um convênio firmado entre o Ministério da Ciência e Tecnologia, a Caixa Econômica Federal e a própria ABNT. Como resultado dos trabalhos que se seguiram, em 2007 a primeira versão da norma foi colocada em consulta pública, que, após prolongadas discussões e adequações, foi finalmente aprovada e entrou em vigor em julho de 2013.

De início, a Norma de Desempenho tinha validade apenas para edificações com até cinco pavimentos. Depois de instituída, passou a valer para todas as edificações residenciais, sejam casas ou apartamentos.