Steel frame

Steel FrameO sistema construtivo industrializado steel framing ou light steel framing tem como componente principal uma estrutura em perfis de aço galvanizado conformados a frio (steel frame, em inglês), a partir de chapas com espessura variando de 0,80 mm a 3,00 mm, projetados e produzidos para suportar as cargas da edificação e trabalhar em conjunto com outros subsistemas, com destaque para as vedações internas em drywall.

A compatibilidade do steel framing com o drywall se deve principalmente às similaridades entre suas estruturas de perfis de aço galvanizado, sendo que a do drywall é composta por perfis não estruturais a partir de chapas de aço com espessura mínima de 0,50 mm. Também se deve à forma de montagem dos sistemas, com a fixação de chapas de grandes dimensões na estrutura por meio de parafusos. Enquanto no sistema drywall são utilizadas chapas de gesso para uso interno, no steel framing são usadas chapas de gesso para uso interno e chapas cimentícias, de OSB ou compensado de madeira para uso externo. Também há compatibilidade entre os dois sistemas no projeto, na rapidez e limpeza de execução, na facilidade de colocação das instalações elétricas, hidráulicas e de telecomunicações e na precisão geométrica e dimensional.

Mais informações sobre o sistema steel frame podem ser obtidas no “Manual da Construção Industrializada”, vol. 1 “Estrutura e Vedação”, publicado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

O manual está disponível para consulta e download em vários sites, dentre os quais o da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).

Consulte o manual aqui | arquivo PDF para download.