Segurança contra incêndio

Segurança contra incêndioResistência ao fogo é uma das principais propriedades do drywall.

As chapas para drywall, principal componente deste sistema, asseguram maior proteção contra o fogo em comparação com os materiais de construção de uso frequente. Isso se deve às propriedades do gesso. 20% do seu peso é água combinada quimicamente que sob a ação do fogo é liberada na forma de vaporretardando a ação das chamas em caso de incêndio.

A parede drywall mais simples, com 73 mm de espessura – composta por uma chapa de gesso Standard (ST) de cada lado de uma estrutura com 48 mm de largura – apresenta resistência ao fogo de 30 minutos (CF30). Mas podem ser configuradas paredes com resistência de até 120 minutos (CF120), utilizando-se uma estrutura com 70 mm e duas chapas RF de 15 mm de espessura de cada lado. Esses são exemplos de como é possível projetar vedações em drywall de acordo com os requisitos de segurança de cada tipo de ambiente em uma edificação.

A Associação Brasileira do Drywall elaborou, com o apoio institucional do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, o “Manual de segurança contra incêndio de paredes drywall”. Dirigido a profissionais da construção civil, da área de segurança ao fogo e de seguradoras, traz orientações detalhadas sobre como projetar e executar vedações em edifícios residenciais e não residenciais que atendam às exigências legais. Uma tabela com exemplos das principais tipologias de paredes e suas respectivas resistências ao fogo complementa esse trabalho.

Consulte o manual aqui | arquivo PDF para download.