PSQ Drywall

PSQ DrywallO Programa Setorial da Qualidade do Drywall (PSQ Drywall) foi criado em 2007 sob a liderança e a coordenação da Associação Brasileira do Drywall, com a finalidade de ser a principal fonte de referência de qualidade deste sistema construtivo para todos os elos da cadeia de negócios da construção.

O PSQ está subordinado ao Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Hábitat (PBQP-H), do Ministério do Desenvolvimento Regional - MDR, sendo o principal instrumento de verificação da qualidade, por meio de ensaios periódicos, dos componentes e acessórios utilizados nos sistemas drywall.

O site PSQ Qualidade Drywall, mantido pela Associação Brasileira do Drywall e o PBQPH, mantido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional - MDR publicam regularmente listas atualizadas dos fabricantes que se submetem aos testes laboratoriais realizados periodicamente pela empresa Tesis Engenharia, coordenadora técnica do PSQ, e divulgam os nomes dos fabricantes cujos produtos não cumprem os requisitos normativos. Somente produtos qualificados podem ser utilizados e o uso de produtos em não conformidade com as normas é crime.

O MDR elaborou cartilhas explicativas, específicas para fabricantes, consumidores e construtoras, que detalham os sistemas e os caminhos para consulta e adesão, de maneira a dar ainda mais visibilidade à normatização e incentivar a adesão de mais agentes.

Para mais informações sobre cada um dos itens abaixo | ACESSE AQUI

Drywall: obediência à norma é obrigatória

O uso de componentes fora das normas é considerado crime pois fere o código de defesa do consumidor DC - Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990 em seu Art. 39:

Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: (Redação dada pela Lei nº 8.884, de 11.6.1994).

VIII - colocar, no mercado de consumo, qualquer produto ou serviço em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes ou, se normas específicas não existirem, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ou outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro);

A aquisição de produtos de fabricantes qualificados na lista do PSQ além de atender a legalidade garante a qualidade da edificação.