Comunicado ao mercado perfilados de aço para sistemas construtivos em chapas de gesso drywall

A ASSOCIAÇÃO DRYWALL vem ao mercado para informar que realiza permanentemente estudos que objetivam melhorar o desempenho e a competitividade dos sistemas de drywall com chapas de gesso.

Um destes estudos, em andamento, constatou a possibilidade de alterações em alguns componentes: nos montantes (utilizados na estruturação das paredes) e canaletas (utilizadas na estruturação dos forros). Para os demais componentes não se identificou mudanças possíveis. Com base neste estudo, será proposta à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a instalação de uma comissão de estudo para a revisão da norma técnica ABNT NBR 15217 – Perfilados de aço para sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall.

Após instalada a Comissão de Estudos da ABNT, ela passará a discutir a pertinência desta revisão. A participação na comissão de estudos é aberta e deve contar com todos os interessados: fabricantes, consumidores, construtoras, laboratórios, etc. Cabe à comissão de estudos definir sobre possíveis alterações nas especificações do produto.

Como conclusão da discussão do texto base pela Comissão de estudos, o documento consensado será encaminhado para votação nacional que durará 60 (sessenta) dias. Os votos poderão ser de aprovação, aprovação com sugestões de forma ou de reprovação com justificativas técnicas. Terminado este período, a Comissão se reunirá novamente para analisar os votos recebidos e, em função de modificações ao texto provocadas pelo conteúdo dos votos, é possível que haja a necessidade de se encaminhar o texto para uma segunda votação nacional.

Diante disso, é importante destacar que:

• Conforme exposto acima, o processo de revisão de uma norma ABNT envolve discussões em diversos níveis e, especificamente, no caso que estamos tratando, pode durar de 7 a 12 meses;
  • Enquanto não houver publicação de uma nova versão da norma técnica ABNT NBR 15217, a versão que continua válida é a de 2018, ou seja, todos os requisitos atualmente válidos, somente serão alterados se, e quando houver a publicação de uma nova versão da NBR 15217. Durante este período, os perfilados que não atenderem a totalidade dos requisitos estabelecidos pela NBR 15217:2018 estarão não conformes às normas técnicas da ABNT, sujeitos às penalidades legais.

A ASSOCIAÇÃO DRYWALL reafirma seu compromisso com a transparência, com a legalidade e com o respeito ao consumidor.

Equipe Drywall