A busca pela produtividade na construção civil

A busca por uma maior produtividade na construção civil brasileira tem sido uma constante nos últimos tempos, calcada numa constatação do que acontece em outros países. Finalmente esta realidade chegou ao nosso país e está muito claro que é a única maneira de se atender as necessidades da construção como um todo, mas principalmente, na construção habitacional. Esta preocupação envolve toda a cadeia produtiva, dos construtores, instaladores aos fabricantes de materiais.

O sistema construtivo em drywall pela sua própria concepção, pressupõe uma maior produtividade quando comparados com sistemas construtivos tradicionais. Aqui vamos focar sobre a importância dos materiais e da mão de obra no aumento da produtividade.

Os materiais

Os componentes do sistema construtivo em drywall são industrializados com rigoroso controle de qualidade na fabricação, garantido pelo Programa Setorial da Qualidade do Drywall, junto ao PBQP-H do Governo Federal.

Esses requisitos estão respaldados por um conjunto de normas ABNT referentes a todos os componentes do sistema e dos materiais complementares. Por constituírem materiais leves, num processo modular, com perdas reduzidas, seu manuseio e instalação favorecem a produtividade.

A mão de obra

A preocupação com a mão de obra de montagem tem sido uma constante do setor do drywall desde a sua implantação. Cursos para formação destes profissionais têm sido ministrados pelos fabricantes do sistema: nas fábricas, nos distribuidores e escolas do Senai. Estes cursos também estão calcados em normas de projeto e procedimentos executivos de montagem para o drywall que padronizam a execução, garantindo qualidade e possibilitando uma maior produtividade.

Carlos Roberto de Luca, Gerente Técnico da Associação Brasileira do Drywall