Sustentabilidade

SustentabilidadeDrywall é um sistema sustentável nas quatro dimensões que definem esse conceito:

  • Drywall é ambientalmente adequado: consome relativamente pouca energia para sua fabricação e na montagem gera menos resíduos totalmente recicláveis;
  • Drywall é socialmente justo: a tecnologia drywall valoriza a mão de obra envolvida em todas as fases de sua utilização, notadamente na sua montagem, elevando o padrão de renda dos profissionais envolvidos e reduzindo seu esforço físico em comparação com os métodos construtivos tradicionais;
  • Drywall é economicamente viável: as principais qualidades do drywall - leveza, rapidez de execução, precisão dimensional e geométrica e geração de resíduos mínima - proporcionam economias em todas as etapas das obras;
  • Drywall é culturalmente aceitável: drywall representa um avanço na forma de construir, pois sua execução é mais racional e inteligente e permite projetos com maior liberdade de criação.

Drywall e meio ambiente

A Associação Brasileira do Drywall elaborou, com o apoio institucional da Sinduscon-SP e do Sindusgesso - Sindicato da Indústria do Gesso do Estado de Pernambuco, o “Manual resíduos de gesso na construção civil: coleta, armazenagem e reciclagem”, que oferece uma visão completa sobre os dispositivos legais relativos à coleta e destinação dos resíduos sólidos da construção civil, com destaque para o gesso, com indicações das possibilidades de reciclagem desse material.

Consulte o manual aqui | arquivo PDF para download.

Meio Ambiente & ATTs

A tecnologia drywall, que rapidamente vem conquistando a preferência de arquitetos, incorporadores e construtores brasileiros, causa baixíssimo impacto no meio ambiente, em comparação com os sistemas construtivos tradicionais, notadamente a alvenaria. Em primeiro lugar, gera uma quantidade de entulho muito menor, de cerca de 5% de seu peso (contra 30% da alvenaria convencional), o que facilita sua coleta e seu transporte. Além disso, seus resíduos, notadamente os restos de chapas e de perfis estruturais de aço, podem ser totalmente reciclados.

Os restos de perfis de aço galvanizado já têm soluções de reciclagem consagradas no mercado, a exemplo do que ocorre com a maioria dos metais, que podem ser facilmente reaproveitados pela indústria metalúrgica. Por outro lado, no caso específico das chapas para drywall, que são produzidas à base de gesso, podem ser reaproveitadas em três frentes: indústria de cimento, agricultura e o próprio setor de transformação de gesso.

Portaria do Ministério do Meio Ambiente altera destinação do Manifesto de Transporte de Resíduos

A Portaria Nº 280 de 29 de junho de 2020 torna obrigatória a utilização do MTR (Manifesto de Transporte de Resíduos) em todo o território nacional a partir de 1º de janeiro de 2021. A partir desta data, o gerador deverá enviar o MTR ao Ministério do Meio Ambiente através do SINIR (Sistema Nacional do Inventário de Resíduos).

Consulte a Portaria na integra | ACESSE AQUI

Sobre resíduos do Drywall

Destacando ainda que os resíduos do Drywall (metal e gesso) são totalmente recicláveis e para sua correta destinação podem ser enviados para os seguintes destinos: