Resistência

ResistênciaAs paredes drywall podem ser configuradas de inúmeras formas para atender aos diferentes requisitos da Norma de Desempenho ABNT NBR 15575:2013, no que diz respeito à resistência mecânica.

Em qualquer situação e para qualquer necessidade, podem ser montadas paredes drywall com resistência mecânica tão elevada quanto a das paredes equivalentes de alvenaria de blocos de concreto ou blocos cerâmicos.

O que assegura a resistência mecânica e a rigidez de uma parede drywall é o conjunto composto pela estrutura formada por perfis de aço galvanizado e as chapas de gesso nela fixadas, proporcionando seu contraventamento.

A estrutura pode ser especificada de diferentes formas. Pode ser simples ou dupla (neste caso com ou sem ligação), com perfis de diferentes espessuras (48, 70 ou 90 mm), também simples ou duplos, com espaçamento entre eles de 400 ou 600 mm (os mais usuais) ou até menores em paredes especiais ou curvas, por exemplo. Por sua vez, podem ser usadas uma ou mais chapas de gesso de cada lado da estrutura.

Desse modo, com a mesma facilidade e todas as demais vantagens oferecidas pelo sistema drywall, podem ser projetadas e executadas desde paredes simples de vedação entre ambientes secos em um apartamento até paredes de alto desempenho e com grandes dimensões, como as das salas de cinema instaladas em shopping centers de todo o País.