Acústica

AcústicaO drywall é o sistema construtivo que atende com maior facilidade a todas as exigências da Norma de Desempenho ABNT NBR 15575:2013 no que diz respeito ao conforto acústico.

A parede mais simples com essa tecnologia, com 73 mm de espessura, composta por uma chapa de gesso fixada em cada lado de uma estrutura com 48 mm de largura, já oferece isolamento de 36 dB, equivalente ao de uma parede simples de alvenaria com aproximadamente o dobro de espessura. No extremo oposto, podem ser projetadas paredes com isolamento bem maior, como as instaladas nos cinemas hoje em funcionamento nos shopping centers de todo o Brasil.

A razão para essa superioridade do drywall é simples: uma parede com essa tecnologia é o que em acústica se chama de sistema “massa-mola-massa”, composto por dois elementos rígidos (as chapas de gesso) e um elemento flexível (o ar no interior do sistema, cuja ação pode ser reforçada por uma manta isolante). O primeiro elemento reflete e dissipa parte da onda sonora; a onda mais fraca transmitida é amortecida pelo elemento flexível; e o som ou ruído remanescente é refletido e dissipado pelo segundo elemento rígido.

Isso permite que as vedações internas de edificações residenciais e não residenciais sejam configuradas de acordo com os requisitos de cada ambiente, visando ao maior isolamento sonoro possível, sem que isso reduza qualquer das vantagens oferecidas pela tecnologia drywall como leveza, economia de espaço interno, rapidez de execução, respeito à liberdade criativa no projeto e qualidade de acabamento.

Para possibilitar que esses diferenciais sejam compreendidos e bem aproveitados, a Associação Brasileira do Drywall elaborou, com o apoio institucional da Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica) e do Secovi-SP, o “Manual desempenho acústico em sistemas drywall”. Essa publicação contém conceitos básicos de acústica, explicações sobre as exigências da Norma de Desempenho e uma ampla tabela com as principais tipologias de paredes drywall e seus respectivos níveis de isolamento acústico, além de uma série de recomendações visando à obtenção dos melhores resultados nessa área.

Consulte o manual aqui | arquivo PDF para download.