Drywall leva agilidade, sustentabilidade e beleza à Casacor SP
Pautada por três pilares essenciais - afetividade, tecnologia e sustentabilidade -, a 33ª edição da Casacor São Paulo já está de portas abertas no Jockey Club. A mostra, tida como principal evento de design, arquitetura e decoração do Brasil, traz neste ano 75 ambientes.
Com pouco tempo para levantar seus projetos do zero, muitos dos arquitetos participantes optaram pela praticidade, agilidade e eficiência do drywall para dar vida a suas criações gerando o mínimo impacto e em tempo recorde. Assim, o evento acaba se tornando um verdadeiro showroom do sistema drywall.
Ali, a tecnologia foi utilizada para a construção de divisórias, paredes, móveis, nichos, forros ou mesmo ambientes inteiros. Todos revestidos com diferentes materiais - da tinta à pedra bruta. Exemplos de aplicação que podem ser replicados em obras residenciais ou comerciais de forma permanente.
Nesse precioso pote de ideias, selecionamos alguns exemplos para você se inspirar e conhecer a versatilidade do drywall.
Loft Mobili | InTown Arquitetura
Feito em drywall, o volume central triangular sustenta a estante do quarto de um lado e abriga, nas demais faces, o banheiro e a cozinha do loft
Créditos divulgação
Foto estante: Bruna Guerra
Fotos banheiro e cozinha: Ju Bianchi
A mobilidade como sistema construtivo foi o ponto de partida desse espaço criado pelos arquitetos Hugo Schwartz e Alexandre Gedeon, do escritório InTown Arquitetura. Feito em estrutura metálica, o loft de 108 m² conta com um módulo central triangular de drywall onde foram acomodados alguns cômodos e detalhes da casa. De um lado está a estante que completa o quarto; do outro, a cozinha planejada Ornare, com armários revestidos com lâmina em pedra black line. Na terceira face, foi instalado o banheiro, que chega pronto para se encaixar ao volume.
Estúdio Plural | Fernando Piva
Destaque do projeto de Fernando Piva, o volume central em drywall abriga o banheiro do estúdio, com direito a box de vidro
Créditos divulgação
Foto do cubo: Fernando Piva
Foto do banheiro: Ju Bianchi
Fernando Piva optou pelo sistema drywall para criar um ambiente extra no estúdio de 89 m². Em destaque, entre o quarto e a cozinha, um volume central abriga o banheiro e dá movimento ao projeto. Revestido com nobuck em tom caramelo por fora e porcelanato que reproduz granilite, por dentro, as diferentes texturas trazem um toque vintage e ao mesmo tempo contemporâneo ao espaço.
Casa Contêiner | Marília Pellegrini
Recortes e iluminação embutida criam função dupla à parede de drywall no projeto de Marilia Pellegrini
Créditos divulgação
Foto quarto: Ju Bianchi
A arquiteta Marília Pellegrini usou containers para criar uma casa moderna e acolhedora. O espaço de 60 m² conta com living, cozinha e lavanderia integrados, além de uma suíte com banheiro. Dentro do conceito de construção seca, rápida e sustentável proposto por ela, o sistema drywall foi o escolhido para criar as poucas divisórias existentes. Algumas delas ainda ganharam função decorativa, com recortes e iluminação embutida.
Casa Grão | Très Arquitetura
Com função dupla, a parede drywall separa a sala do quarto e embute eletrodomésticos da cozinha integrada
Créditos divulgação
Foto cama: Evelyn Muller
Foto torre lateral: Ju Bianchi
Fernanda Tegacini, Fernanda Morais e Nathalia Mouco, sócias da Très Arquitetura, projetaram esta residência criada em ferro, com paredes e divisórias drywall. Destaque para a caixa que separa quarto e sala, e também abriga parte dos equipamentos da cozinha integrada.
Cozy Home | Olegário de Sá
Recortes e combinação de diferentes materiais na estrutura drywall utilizada no projeto de Olegário de Sá.
Créditos divulgação
Foto sala jantar: Roberto Majola
Foto banheiro: Ju Bianchi
O drywall também garantiu a elaboração de estruturas e recortes únicos no projeto de 100 m² assinado pelo arquiteto Olegário de Sá. No ambiente integrado, destaque para a caixa recortada na parede da sala de jantar, que possibilitou a criação de um aconchegante sofá. No banheiro, as chapas de gesso revestidas com porcelanato dividem espaço com vidros estruturais, também utilizados como divisórias.
Casa Lite | Duda Porto
No projeto de Duda Porto, a parede drywall foi revestida com pedras. Montantes a cada 30 cm garantem a sustentação
Créditos divulgação
Foto cama: Ju Bianchi
Foto banheiro: Denilson Machado
Uma parede drywall toda revestida com pedra bruta é o destaque do projeto de casa modular do arquiteto Duda Porto. Construída em apenas 40 dias, a estrutura desmontável pode ser facilmente transportada para outros terrenos. Com montantes posicionados a cada 30 cm para suportar o peso das pedras, a parede faz a divisória entre quarto e banheiro. Sobre ela, espelho, pia e quadros ainda foram instalados com segurança.
A Casacor São Paulo poderá ser visitada até 4 de agosto.
Acesse aqui: www.casacor.abril.com.br