Só os ignorantes vencem

Autor: Ricardo J. Botelho

Uma convenção de vendas registrou um fato inusitado. Um vendedor bateu o recorde de vendas em um trimestre considerado de baixa sazonalidade (época do ano quando os níveis de negócios são sabidamente mais baixos). Perguntado sobre como tinha conseguido tamanho feito, o vendedor respondeu: “foi simples, eu não sabia que existia essa tal de sazonalidade baixa, nunca ouvi falar disso, então visitei os clientes e procurei envolvê-los na compra”. Santa ignorância!

Você acha que grandes empreendedores como Bill Gates e Samuel Klein, fundador das Casas Bahia, ficaram ouvindo economistas para definir o rumo das empresas que eles acabavam de dar à luz? Claro que não. Foram corajosos, não tinham a menor ideia do que era um Plano de Negócios e colocaram suas ideias em campo. Ponto final! Como diz o Magalhães: o sucesso está relacionado com a sua capacidade de ESCOLHER, FAZER, REFLETIR, FAZER, REFLETIR e FAZER mais do que qualquer outra coisa (tomamos emprestada a afirmação de Ricardo Jordão Magalhães).

Se você está lendo Jornais e Revistas ou ouvindo Rádio e TV provavelmente pensa que não conseguirá fechar negócios por causa da crise. Ora, se pensa assim, é melhor fugir para o meio do deserto do Alasca. Lá a crise ainda não chegou, foi o que eu ouvi.

Agora, se a sua decisão for continuar por aqui, que tal enfrentar com coragem e criatividade os rumores da crise? Comece acreditando em você, na sua capacidade de realizar, na sua determinação de buscar coisas novas. Persista em possíveis vendas, envolva o cliente no estande de vendas. Pense positivo e parta para a ação!