O mercado imobiliário é um desafio para fortes

Autor: Ricardo J. Botelho

Corretores de Imóveis são pessoas otimistas por natureza. Bom, é o mínimo que podemos esperar de quem abraça uma carreira tão complexa como essa. Definitivamente, o mercado imobiliário brasileiro é um desafio para fortes!

Se você está lendo este artigo, e tem mais de 1 ano na atividade de Corretor de Imóveis, parabéns. Você já venceu uma barreira severa imposta pelo exercício da profissão. Anote aí: cerca de 60 a 70% dos iniciados na atividade desistem antes de completar o primeiro aniversário.

“Uau! É isso mesmo”? Sim, acredite. O nível de dificuldade impõe esse verdadeiro processo de seleção natural que assustaria até Charles Darwin*. Muitos incorrem no erro de entrar para esse segmento achando que podem dedicar parte do seu tempo e, com isso, gerar uma renda adicional. Esses são os que desistem mais cedo, pressionados pela falta de resultado.

Resultado é o balizador desse movimento de entrar e sair da profissão. Mas o que é resultado? “A renda auferida, caro amigo”. Com certeza é o que você me diria de imediato. Porém, a remuneração é decorrência de um processo em que outras variáveis são muito importantes (saiba mais lendo aqui neste site o artigo ‘O que são metas e como elas podem mudar a sua vida’).

Voltemos ao tempo dedicado ao trabalho. Dividimos o seu desafio em algumas frentes. Veja quais são elas:

  • Estudar as condições do mercado: indicadores econômicos, condições de financiamento e produtos ofertados por concorrentes;
  • Ampliar repertório: ler sobre comportamento de compra dos consumidores em geral e entender de planta baixa e decoração,
  • Desenvolver novas habilidades: técnicas de vendas, linguagem corporal e colocação da voz.
  • Ativar potenciais compradores: usar novas ferramentas como Facebook, Instagram, Linkedin e Google e não confiar apenas nas listas que recebemos, com as quais quase sempre colhemos pouco ou nenhum resultado.
  • Conseguir contato e agendar visitas com potenciais compradores (utilizando as ferramentas mencionadas no item acima)
  • Dar plantão no stand de vendas e gerar FACs (Ficha de Atendimento ao Cliente) que contem uma história do candidato à compra e que denotem que existiu uma empatia entre vocês.

(*) Charles Darwin foi um naturalista inglês que criou a Teoria de Evolução das Espécie. Ele observou que as espécies evoluem lentamente e continuamente através dos tempos pela seleção natural, onde os mais aptos sobrevivem.