Gaste energia apenas com o que você pode mudar

Autor: Ricardo Botelho

Uma pessoa normal inicia sua jornada para o desenvolvimento pessoal para ganhar maior controle sobre suas habilidades de fazer mudanças em suas vidas. No entanto, em algum lugar da jornada eles esquecem que existem algumas coisas que não conseguem controlar.

Coisas que controlamos:

Pensamentos

Talvez você saiba ou não, mas você possui a habilidade de controlar seus pensamentos. O primeiro passo é desenvolver consciência que você realmente possui a habilidade de controlar o que você está pensando. Como escolher o que pensar? É fácil. Decida que você é a pessoa que irá escolher seus próprios pensamentos e não outra pessoa.

Emoções

Emoções são uma derivação daquilo que você está pensando. Se você aprende a controlar seus pensamentos, suas emoções irão eventualmente ficar sob seu controle. Se existe alguma coisa que publicitários aprenderam é que associar emoções com um de seus produtos é exatamente o que irão levá-los ao próximo passo que é tomar uma ação.

Ações

Se você não controla seus pensamentos e emoções, suas ações irão acontecer no piloto automático. Você já chegou do mercado e percebeu que se deixou levar pela compra por impulso? Isso ocorre basicamente porque você vê algo, você pensou nisso, você atendeu a emoção estipulada pelo vendedor, e toma ação sobre a intenção. Tome controle e assuma as ações pretendidas.

Reações

Se existe alguma frase mais clichê dentro do plano do auto-desenvolvimento é “A vida não é sobre o que acontece com você, mas como você reage ao que acontece com você”. Como você reage a tudo o que acontece com você é uma escolha e determina a qualidade de sua vida.

Energia

Em um diálogo não há dúvidas que você sente “a vibe” com quem você está falando. Com certeza, você já passou por uma situação onde alguém gostou de você logo de cara. A combinação de pensamentos, emoções, ações e reações resultam em energia e a energia é algo que você controla. Possuindo boas energias e vibrações nós atraímos experiências e pessoas positivas.

As coisas que não controlamos: as ações de outras pessoas:

Por mais que gostamos de pensar que possuímos a habilidade de controlar a ação de outras pessoas, as pessoas acabam agindo conforme sua própria vontade. Nós temos a habilidade de influenciar a ação de uma pessoa, mas não de manipulá-la.

Reações de outras pessoas

A maioria das pessoas estão passando pelos seus próprios problemas no mundo, e como eles reagem a você, não tem nada a ver como você. Obviamente, isso não quer dizer que você deve ultrapassar os limites sociais de agir como um idiota. Mas não leve a reação das pessoas pessoalmente. Você não sabe pelo o que elas estão passando.

Ordem natural

A natureza humana é querer forçar a ordem de tudo quando, na verdade, você está exatamente onde deveria estar, experienciando exatamente o que deveria experenciar, fazendo exatamente o que você deveria fazer. Pode ser um pouco desestimulante, mas é um fato da vida. Uma tentativa de buscar controlar a ordem natural das coisas é um exercício de futilidade.

Natureza

Deixe a natureza seguir seu curso. Quando você planta uma semente, você não fica escavando o solo para ver se ela está crescendo. Na minha perspectiva, se fizermos esse mesmo processo em nossas vidas, ele acaba da mesma maneira. Foque seus esforços nas coisas que você controla, deixe de lado as que não têm controle, assim você conseguirá muito mais paz e um estado de mente mais zen.