Autor: Ricardo J. Botelho
É inegável que as mulheres são essenciais no processo de tomada de decisão na hora da compra de um imóvel. Vários fatores são motivadores dessa condição. A começar pelo fato de que o elemento feminino está associado ao lar de maneira indelével. Afinal, o lar é o ambiente onde a prole será gerada e protegida. E sabemos que cabe à mulher o maior peso pela tarefa de perenizar a espécie.
Listamos a seguir algumas recomendações que podem ajudar na sua relação c9m esta cliente tão importante no seu dia-a-dia.
Ouça, e muito.
Mas ouça com calma e interesse, mesmo quando o assunto principal vai ficando em segundo plano e novos fatos vão surgindo, se sobrepondo, como se ela estivesse se afastando do tema original. Na verdade, as mulheres conseguem utilizar simultaneamente mais áreas do cérebro. Por isso, agregam mais detalhes e “descobrem” coisas novas enquanto relatam um acontecimento, uma opinião ou informam uma necessidade. Certos atendimentos se prolongam quando as histórias vão surgindo e a venda parece distante. Tenha paciência, mas não perca de vista o objetivo principal.
Compartilhe (todos) os problemas dela.
Separar questões pessoais e profissionais não é a realidade para uma mulher (nem para os homens – mas eles fingem). A mulher vive intensamente todos os seus momentos e sentimentos. Buscar um equilíbrio entre todas as suas dimensões faz parte do comportamento feminino. Lidar com essa condição é fundamental para sustentar em alto nível a sua relação com ela.
O projeto feminino de uma casa.
A ostentação em um projeto arquitetônico é muito mais fruto da visão masculina. O neoclássico se encaixa perfeitamente nesse contexto. A simplicidade e a funcionalidade, bem como áreas muito mais verdes, seriam as marcas se o projeto fosse concebido totalmente na ótica feminina. Mas as mulheres aprenderam a fazer concessões para manter seu poder em todas as frentes no que se refere ao lar. Por isso, aceitam varandas com churrasqueira (apesar de odiarem isso!), para acalmar seus maridos e conquistar espaço. A mulher com dupla jornada passou a valorizar o banheiro, que ganhou ares de SPA. Ali, ela vive o seu tempo, isolada, em um exercício de autocontemplação, quase uma auto-adoração. Outra diferença importante está no vestir. Homens precisam de menos espaço, são mais utilitários. Já as mulheres conseguem extrair bastante prazer no ato de se vestir. Homens pintam a casa quando é necessário. Mulheres trocam de cor.
Ambientes limpos, uma obsessão.
Não é à toa que as cores branco, gelo e areia dominam a maioria das aplicações na área de revestimentos. Estar em ambientes limpos é uma intuição para as mulheres. É algo associado a sua natureza e essas cores denotam essa preocupação. Isso também se reflete no cuidado dos alimentos, no asseio dos filhos e no seu próprio ato de lidar com o corpo. Portanto, entender essa preocupação em cada cliente é condição essencial para caminhar para uma decisão de compra.
Segurança: um fator crítico.
A complexão física da mulher é diferente do homem, bem mais forte. Não é por acaso que as mulheres foram quem inventaram a mala com rodinhas! A estrutura física da mulher faz com o aspecto segurança seja uma preocupação relevante para ela. Estar a salvo é parte do DNA feminino e impacta diversas decisões de compra, muito mais do que no caso dos homens. Mas muitas vezes isso acontece de forma inconsciente, ou seja, não existe uma manifestação verbal, é algo que está no plano da intuição feminina. Nós os vendedores é que devemos “cutucar” o assunto.