Autor: Equipe Ricardo Botelho
É cada vez mais comum que possíveis compradores de imóveis utilizem a internet como fonte de busca primária. Bater pernas, ir de imobiliária em imobiliária e circular classificados de jornal não são mais os melhores meios de encontrar um bom imóvel. Quem busca um imóvel hoje, principalmente nas grandes cidades, quer conforto e rapidez.
No ano passado, a internet movimentou cerca de 2 bilhões de reais no mercado imobiliário da capital paulista. Uma das maiores construtoras e incorporadoras da cidade arrecadou mais de 320 milhões só no primeiro semestre, segundo o Portal Exame. E esses números não param de crescer.
Um levantamento feito por uma grande imobiliária paulistana revela que, em média, 89% dos clientes que visitam os plantões de vendas consultam a internet previamente. Esses compradores têm uma ideia geral do que querem e encontram nas ferramentas de busca virtual uma maneira eficaz de encontrar imóveis. Portais, classificados on line, conversas por emails e programas de bate-papo são fortes aliados dos corretores na hora de divulgar e negociar. Para se ter uma ideia, ao buscar palavras relacionadas ao setor imobiliário no maior portal de vídeos da web, o YouTube, milhares de imóveis são anunciados.
Na realidade
Mas não há como comprar um imóvel sem “ver com os próprios olhos”. Os clientes querem visitar, tocar, sentir o ambiente do imóvel que vão adquirir. E, nesse ponto, o bom desempenho do corretor é fundamental. É no momento do encontro real que toda a negociação pode dar certo ou não.
A internet é uma aliada do corretor de imóveis. Quanto mais ela for utilizada, mais fácil e rápido será o trabalho. Abaixo, algumas dicas de como utilizar a internet em favor de uma ótima venda:
– exponha imagens de qualidade dos imóveis que quer vender. Quanto mais detalhes do imóvel, melhor. A primeira impressão é determinante para alguém que procura um imóvel pela internet;
– tenha senso quando divulgar os imóveis para os clientes. Não deixe a caixa de emails de seu cliente lotada de fotografias e links em diversos emails. Faça uma seleção de qualidade e sumária, depois envie com cautela. Não seja um vendedor chato e inconveniente só porque você tem uma ferramenta de divulgação fácil;
– estimule a visita presencial do cliente, principalmente se ele entrou em contato porque viu algum anúncio on line. Mesmo que os anúncios sejam de alta qualidade, nada melhor que “sentir” o imóvel pessoalmente;
– conheça realmente o imóvel. É frustrante para o cliente perceber que o corretor tenta vender algo que nunca viu de perto. No caso de lançamentos, em que o apartamento ou casa ainda é um projeto numa planta baixa ou maquete, mostre todos os detalhes e faça comparações, tentando ilustrar o que será o imóvel finalizado;
– por fim, seja acessível. Se o cliente preferir negociar, tramitar documentos, ou mesmo, conversar por email, permita que isso aconteça e não seja resistente. Muitos clientes preferem a rapidez da internet a um encontro pessoal.
Assim, para garantir um bom negócio, é melhor saber como utilizar ao máximo as boas ferramentas da internet. Cada corretor pode encontrar um modo diferenciado e eficiente de vender on line. Descubra o seu.