Por que as promessas de ano novo não funcionam? Os 5 passos para concretizar a mudança desejada

Autor: Ricardo J. Botelho

Todo ano novo é a mesma coisa. Fazemos promessas de mudanças no campo pessoal e profissional. Mas todo o entusiasmo inicial logo se perde e voltamos ao estágio anterior. Acompanhe neste artigo os 5 passos para que as promessas não sejam abandonadas e a mudança ocorra de fato.

Os 5 passos: Analise, Pense, Estude, Aplique e Rotinize

Analise: identifique o erro ou a situação, aquilo que deve ser mudado.

Pense: Descubra os fatores que conduzem ao erro. Em geral, esses fatores estão associados à hábitos, um certo jeito de fazer a coisa que já está assimilada no comportamento, na atitude. Se você não alterar o hábito, não haverá mudança. Se a promessa for emagrecer, é preciso entender o que te leva a comer em excesso, o chamado gatilho. Esse gatilho pode ser disparado por uma atividade, por exemplo, assistir TV ou por ansiedade, só para citar duas situações. Então, para mudar, é preciso parar de ver TV, ou fazer isso em outro lugar. A mesma coisa funciona quando o que deve ser mudado está ligado ao campo do trabalho.

Agora, admitamos que um Corretor de Imóveis tenha muita dificuldade em voltar a falar com os clientes depois de gerada a FAC – Ficha de Atendimento ao Cliente. Não adianta ligar seguidas vezes se o cliente não reconhece o profissional como um fator de ajuda. Como resolver?

Estude: Busque suporte. Se você pudesse resolver sozinho, já teria feito isso. Procure ajuda. É muito importante. Pesquise em sites, compre livros, avalie a possibilidade de assistir palestras ou participe de programas de treinamento. Com este novo conhecimento, elabore um plano de ação detalhado, com destaque para o que fazer, como e quando (estabeleça novas rotinas, uma agenda diferente).

Aplique: Colocar em prática o novo procedimento definido no plano de ação é algo que vai exigir coragem. As soluções nem sempre são simples. Muitas vezes, é necessário correr riscos no processo de atendimento do cliente, por exemplo. Outras vezes, o problema está em sua postura pessoal. Seu tom de voz, sua linguagem corporal. Então, será vital investir em reeducação comportamental. Ao usar a nova conduta aprendida, nos sentimos inseguros a princípio. Diante de escorregões, o que é natural que ocorram, somos levados a desistir. Sua persistência vai ser de vital importância para que o processo de aprendizado se concretize.

Rotinize: Transformar o novo comportamento em rotina é o passo final para que o aprendizado esteja incorporado a sua ação de forma automática. Para tanto, a perseverança empregada na aplicação será determinante.