O poder do sorriso na conquista do cliente: quem sorri vende mais e recebe mais indicações

Autor: Ricardo J. Botelho

Uma criança sorri por dia, em média, 400 vezes. Na vida adulta esse maravilhoso hábito é reduzido a míseros 14 sorrisos diários. Quais os filmes e peças de teatro mais procuradas? As comédias, é claro. Crescemos, paramos de sorrir e pagamos para que nos façam esticar os lábios.

Sorrir faz bem a saúde porque reduz o estresse e o consequente efeito nocivo do cortisol e adrenalina (jogados no organismo quando estamos nesse estado) e libera a substância endorfina associada ao prazer.

Um estudo feito nos Estados Unidos por Ron Gutman com alunos que se graduaram na High School relacionou o sorriso estampado em suas fotos no livro de formatura e o seu bem estar e o sucesso posterior na vida pessoal e profissional. Pela análise do sorriso, os pesquisadores foram capazes de prever quão satisfatório e duradouro o casamento do indivíduo seria, quantos pontos faria em avaliações de bem estar e quanto inspirador seria para outras pessoas.

Confrontando esses pontos com a situação real dos pesquisados o índice de acerto foi extraordinário. A conclusão foi que aqueles que apareciam sorrindo na foto tiveram uma carreira mais bem sucedida e relacionamento longevo e feliz.

Outros estudos mostram que pessoas que sorriem são associadas com competência e sucesso, fatores essenciais quando estamos em contato com corretores de imóveis.

Sorrir desperta no outro a mesma atitude, em função do fenômeno conhecido como neurônio espelho. O mesmo fenômeno que nos faz bocejar ao ver alguém nessa situação.

Ao apresentar um imóvel ou durante as discussões com o cliente, o uso do sorriso será uma condição valiosa para criar empatia e atingir os melhores resultados.

Sorrir está associado a felicidade. Pesquisas recentes mostram que uma pessoa em estado de felicidade compra mais do que alguém sem o mesmo comportamento.

E, por fim, uma ótima notícia: um sorriso libera endorfina tanto quanto a ingestão de 16.000 barras de chocolate e, o melhor, não engorda!