Cuidado com seus hábitos. Eles podem matar a sua venda!

Autor: Ricardo Botelho

Cerca de 50% das decisões que tomamos todos os dias, as fazemos sem pensar. Tomar banho, vestir, dirigir ou comer são tarefas que exigem pequenas decisões para realizá-las, o que acontece no nível inconsciente, de forma automática.

Transformadas em hábitos, essas tarefas consomem menos energia no cérebro mantendo o organismo em equilíbrio. Quando algo sai da rotina nos leva a pensar e, consequentemente, aumenta a atividade cerebral, conduzindo o indivíduo a um stress.

O hábito torna tudo mais fácil. Uma rotina que elimina ter que pensar para fazer. O problema é que o cérebro não distingue a boa da má rotina e cria hábitos positivos e negativos. A rotina é acionada por um gatilho, um disparador, geralmente associado a uma recompensa.

Exemplo: tão logo o despertador nos acorda, sabemos que é hora de sair para o trabalho. Caminhamos ainda de olhos quase fechados para o chuveiro, nos trocamos sonolentos, tomamos café e saímos para a rua em direção ao plantão ou imobiliária. Fazemos tudo igual, todos os dias, Quando algo sai da rotina esquecemos o celular ou a chave. Já se deu conta disso, certo? A rotina é essencial para sobreviver.

Da mesma forma, você criou uma rotina para vender que abrange abordar o cliente e fazer a sua apresentação do imóvel. Como vimos, a rotina é essencial na nossa vida. Porém, vamos refletir se a sua rotina atual é boa ou não. Comece respondendo as seguintes perguntas:

– Você tem atingido ou superado regularmente as metas de vendas?

– Os seus ganhos em 2012 são maiores do que aqueles realizados em 2011?

– Você tem rodado por diferentes imobiliárias nos últimos tempos, sem que tenha tido em nenhuma delas bons resultados?

– As suas FACs (Ficha de Atendimento de Cliente) não podem ser totalmente trabalhadas porque em algumas delas o telefone informado pelo cliente está errado?

Se você respondeu NÃO para as duas primeiras e SIM para as outras questões, temos uma rotina de venda que precisa ser revista, urgentemente.