Ansiedade positiva x negativa. Como isso afeta o seu desempenho

Autor: Ricardo J. Botelho

Somos ansiosos por natureza. Na verdade, a ansiedade é um sentimento importante do ponto de vista evolutivo. É a ansiedade que nos motiva a realizar determinadas ações. Um leão ansioso por comida tem mais chances de sobreviver do que um leão que está relaxando. Mas a ansiedade é também fácil de ser provocada, o que pode nos deixar estressados, especialmente quando não podemos saciá-la.

A tecnologia dos smartphones está elevando a ansiedade a um ponto que pode comprometer nosso desempenho de maneira trágica. Especialmente, as mídias sociais, desempenham um papel relevante nesse sentido ao impulsionar o sentimento de ansiedade a níveis perigosos.

Veja como canalizar a ansiedade de maneira positiva e evitar que ela exerça uma pressão negativa na sua mente,

Caso 1: Você atendeu um cliente no stand de vendas. O contato gerou uma FAC (ficha de atendimento ao cliente). Use a ansiedade de forma positiva para, 5 minutos depois do cliente ter deixado o stand, checar se o canal de comunicação com ele está aberto. Ligue no celular (que você captou na FAC) e passe uma informação que você “esqueceu” de enfatizar no atendimento. Essa ansiedade positiva vai permitir que você descubra se o seu atendimento gerou valor e se você estabeleceu uma empatia com o cliente.

Caso 2: Ligue para as FAC com potencial de fechamento imediato no máximo 48 horas depois do atendimento ao cliente ter sido realizado no stand de vendas. Alguns corretores, sem essa ansiedade positiva, optam por ligar para as FAC,s muito tempo depois, deixando o cliente à “vontade” para tomar a sua decisão de compra.

Caso 3: Sua concentração é continuamente desviada pelos sinais sonoros do celular quando da entrada de mensagens seja no email, whatsapp, facebook ou instagram? Cuidado, essa ansiedade negativa de ver as mensagens distrai a sua mente e faz com que aconteçam interrupções, mesmo que curtas, o que prejudica o seu desempenho. Desligue os sinais sonoros e determine um tempo para checar mensagens e emails. Mantenha a concentração e sua produtividade e qualidade vai aumentar.

Case 4: O medo é uma causa importante de ansiedade negativa. Entre os mais perigosos está o medo de errar ou o medo do fracasso. Esse sentimento faz com que você não corra riscos e não mude aquilo que vem fazendo, com medo do desconhecido. Com isso, suas práticas acabam sendo sempre as mesmas, o que te leva aos mesmos resultados. E, se esses resultados não são positivos, o seu desempenho desaba. Ao contrário, que tem ansiedade positiva sempre busca novos conhecimentos e está aberto a tentar fazer as coisas de maneira diferente para melhorar os resultados colhidos.