Autor: Ricardo J. Botelho
O mercado imobiliário ao longo dos últimos anos tem sido marcado por quatro fases: expansão, excesso, recessão e recuperação. Depois de um boom experimentado a partir de 2005 entramos em recessão e, desde 2013, temos enfrentado momentos difíceis. Porém, tudo indica que vivemos uma fase de recuperação, que teve início em 2018 e promete continuar assim este ano.
Só no primeiro semestre de 2018, em São Paulo, houve um aumento de 52% no número de unidades comercializadas, comparando com igual período de 2017. Outro exemplo que demonstra a reação do mercado imobiliário é que o lançamento de novos projetos cresceu 30% no terceiro trimestre do ano passado e, segundo corretores e investidores, a movimentação tem sido maior depois das eleições.
Boas notícias! Enfim. Mas e você Corretor de Imóveis, está preparado para viver esse novo tempo? A questão se justifica porque sempre após períodos de trevas um novo tempo surge, mas traz consigo mudanças drásticas no ambiente, de forma geral. Isso quer dizer que vamos encontrar um cliente mais exigente, que sabe de seu poder enquanto candidato à compra em um cenário ainda restritivo. Essa condição exige do profissional uma enorme habilidade para atuar como consultor do cliente e não apenas como um intermediário.
É aqui que o domínio dos três pilares básicos da venda de um imóvel fará toda a diferença. Nos referimos ao Entorno, Unidade e Serviços. A decisão de compra de um imóvel passa por condições e atributos associados a esses três pilares, sendo que:
- Entorno: refere-se à disponibilidade de recursos nas proximidade do empreendimento, tais como, transporte, padaria, restaurantes, supermercados etc.
- Unidade: explore planta, andar, flexibilidade de alterações, posição frente ao sol etc.
- Serviços: destaque as áreas comuns e outras facilidades.
Mas atenção: antes de argumentar tenha claro quais são os desejos do cliente diante destes três pilares. Construa primeiro um perfil do cliente. Só depois encaixe as características do seu empreendimento. Valorize os atributos que mais se conformarem com os desejos do cliente.