Você é aquilo que pensa

Autor: Ricardo J. Botelho

Existem pessoas eternamente de mal com a vida. Freud nos mostrou como somos vítimas das fraquezas humanas.

“A felicidade da vida depende da qualidade de nossos pensamentos.” Marco Aurélio

Existem pessoas eternamente de mal com a vida. Elas sofrem, padecem de males os mais diversos. Freud nos mostrou como somos vítimas das fraquezas humanas. Nossos sentimentos de ódio, frustração, egoísmo, sadismo, desejo de poder e inveja suplantam qualquer bom pensamento pelos outros. Há ainda no Homem um instinto animalesco que maltrata, vinga e só é contido pelo verniz social (mas nem sempre). São os nossos pensamentos que causam mal estar e nos fazem sofrer.

Os pensamentos determinam a nossa realidade. Podemos alterar muito na nossa vida em função da visão que temos das coisas. Na verdade, nossas perturbações não se dão pelos fatos em si, mas pela concepção que temos deles.

Os pensamentos têm um poder incrível em nossas vidas. São eles que disparam no hipotálamo (região do cérebro que controla as manifestações fisiológicas que acompanham as emoções) substâncias bioquímicas que alimentam as células. Essas substâncias causam dependência química e determinam o seu comportamento e podem bloquear na célula viciada o acesso a vitaminas e proteínas levando à doença.

O que faz pensar é a sua mente e não o cérebro. O pensamento é, portanto, a irradiação da mente. Imagine a sua vida como um veículo. O motor desse veículo é o seu cérebro. O motorista é a mente. Você pode pensar com preconceito, ódio, apego, paixão. Suas crenças e concepções é que definem os seus pensamentos. Mude-as e terá alterada a qualidade de seus pensamentos e eliminando fontes de mal estar e sofrimento.

Você vê um casal multiracial. Essa imagem em si não causa qualquer mal estar ou alegria. Captada pela retina a imagem é transmitida para a mente que “filtra” de acordo com os seus conceitos (associados a ela na sua mente). Esse (pré) conceito causa (ou não) mal estar. Nosso olho não vê o belo ou o feio. A imagem passa pelo filtro da mente e cria a nossa opinião.

Uma fotografia do cérebro não é fotografia da mente nem da consciência. Não há fotografia da mente porque a mente não é uma coisa física. Não podemos tirar fotografia de intenções, atitudes, crenças, apegos, concepções.

Pensamentos negativos (ou positivos) que se repetem estão associados à dependência bioquímica já mencionada. Isso explica porque algumas pessoas estão sempre de mau (ou bom) humor. É um vício. Depois vem a doença. Esse hipotálamo….

Mas lembre-se: são os seus pensamentos que comandam as suas emoções.

Mas atenção: parte dos nossos pensamentos acontece no inconsciente. Quer dizer, nem sabemos (conscientemente) que os temos. Por isso, acordamos de mau humor, agressivos, depressivos ou alegres, dispostos.

Alimente a sua mente para que os bons pensamentos ocupem a maior parte da sua vida.

Adaptado do livro “Pergunte a Platão” de Lou Marinoff