Resiliência: qualidade essencial para o sucesso.

Autor: Ricardo J. Botellho

Pegue um copo de plástico e amasse. Em seguida, liberte-o da pressão e permita que volte a sua forma. Perceba que isso acontece imediatamente e o copo agora está como era antes. Resiliência é a capacidade que temos de nos recompor após um acontecimento que nos impacta de maneira negativa. Pode ser um pensamento ou algo real, como o não atingimento de uma meta de vendas. Às vezes, é a pancada vinda do chefe. Em outras ocasiões é o cliente que liga reclamando da não entrega no prazo. Acontece também quando um filho está doentinho. Nesses casos o não resiliente sofre demais e demora para se recompor. Quando vai ver, a meta do mês está perdida. A pessoa que não é resiliente não “encaixa” o golpe, não assimila o erro, por exemplo, outro problema sério na vida desse indivíduo. Em geral, alguém com baixa resiliência tem resultados inferiores no campo profissional, quando comparado com quem desenvolveu essa habilidade.

Resiliência não é traço da sua personalidade. É na verdade uma qualidade que se aprende com treinamento. Como ser resiliente?

A primeira tarefa é olhar o problema de forma segmentada. Quanto maior for a situação de crise, mais você deve fatiar a coisa para entender no detalhe as possibilidades de correção. Estabeleça condutas sem perder de vista um objetivo superior. Atender o cliente no pós venda que reclama é importante e você deve dar atenção, mas o grande objetivo é a meta do mês em curso. Controle a sua mente. Nada de derrotismo. Não traga para dentro de sua alma acontecimentos que dizem respeito a outras pessoas. Uma pessoa irada que te ataca, por exemplo, precisa ser desarmada, com habilidade e não transferir a sua raiva para você. Esse descontrole só lhe causa prejuízo e você acaba não ajudando a pessoa. Agora, quando cometemos um erro não podemos nos penitenciar por isso como se fosse o fim do mundo. Avalie as causas que te levaram ao erro e busque corrigir para que não se repita e bola prá frente. Acima de tudo, seja otimista. Acreditar que é possível melhorar é fundamental para seguir adiante e conquistar a sua meta.