Questionar, Curiosidade, Informação, Rotina, Hipótese e Criatividade

Autor: Ricardo J. Botelho

A melhoria do desempenho é proporcional ao nosso interesse em questionar os resultados negativos obtidos (e quando se sair bem perguntar-se: Por que não fui melhor?). Sem essa de “o que passou passou; o importante é olhar para frente”. Calma aí! Nunca evite discutir o que não deu certo, o erro ou o não atendimento de uma meta. A gente aprende mais com os erros do que com os acertos.

A curiosidade é outro fator decisivo para a melhoria do desempenho. Eu aprendo mais quanto mais sou curioso e aberto aos estímulos que recebo.

O acesso à informação é uma condição básica para melhorar o nosso desempenho. Ler, observar, pesquisar, sondar. Sem informação não saímos do mesmo lugar.

Outro aspecto importante é a rotina. Rotina? Já sei. Você vai me dizer que rotina é um saco! Mas pense no seguinte: todo o dia de manhã você vai ao seu guarda roupa e escolhe o que vestir entre várias opções. Se você tiver 11 itens em seu guarda roupa, sabe quantas combinações diferentes são possíveis? 39.916.800.

É isso aí, sim! Então, o seu cérebro criou rotinas e padrões para fazer todos os dias essa escolha. Crie uma rotina saudável: com foco na análise de dados, no estudo dos orçamentos não fechados, no questionamento do por quê não atingimos a meta ou não fechamos o orçamento entre outras frentes.

Hipótese. Anote essa que é uma dica valiosa. Aumente a suas vendas exercitando possíveis cenários de fechamento de vendas ou captação de negócios. Você já faz isso, inconscientemente. Mas não dá valor enquanto uma Técnica para melhorar o seu desempenho. Funciona assim: eu estudo dados disponíveis sobre um determinado empreendimento e formulo hipóteses de negociação (o que eu digo, o que o Cliente responde e assim por diante). Envolva os seus colegas nesse exercício.

Feche esse sexteto com Criatividade. Por que precisamos de criatividade? Para fazer as coisas melhor. Para fazer as coisas de forma diferente. A rotina que nos impõe o cérebro, às vezes nos condiciona a fazer sempre tudo da mesma forma. O cérebro aprende desde cedo a criar essa rotina e padrões. Mas ele não diferencia boas rotinas das más rotinas. Você é que deve dizer a ele: ô cara; assim não dá: todo o dia a mesma coisa!

Desafie as coisas como elas são. Mude! Faça diferente.