O que você quer ser quando crescer?

Autor: Ricardo J. Botelho

Vamos fazer uma pequena sessão de regressão. Feche os olhos. Relaxe. Imagine-se aos sete, oito anos de idade. Pense em algo significativo, algum acontecimento relacionado a esse tempo que tenha ficado na sua memória. Isso. Lembrou? Ótimo!

Agora, que você voltou no tempo, me responda: nessa idade o que voce gostaria de ser quando crescesse? Médico, enfermeira, jogador de futebol, bailarina, atriz, professor, cientista, piloto de formula1?

Sabemos que a infância é uma etapa fundamental na formação da personalidade da gente. Muito do que somos na vida adulta trouxemos de lá. Emoções determinantes se alojam na memória e operam no inconsciente moldando nossos sentimentos para o resto da vida. Podemos dizer que somos mais felizes se realizamos os sonhos da infância.

Tenho promovido essa dinâmica com muitos corretotes de imóveis, em diferentes partes do Brasil. Invariavelmente, quase ninguém me diz que quando criança sonhava ser corretor!

Por que isso acontece?

Não existem estudos sobre a questão, mas não é difícil encontrar motivos para o fato da profissão corretor de imóveis não habitar o imaginário infantil. Em geral, vender sempre aparece associado a levar vantagem (quem vende sobre quem compra), o que, convenhamos, não cria uma imagem positiva.

Então, se como corretor de imóveis estamos distantes dos sonhos da infância, será que somos felizes exercendo essa profissão?

Para ser um bom corretor é necessário reunir as características de muitas profissões que as crianças sonham ter quando crescer.

Ator / Cantor: a venda e o teatro e o showbiz têm muito em comum. O estande de vendas é um palco. O corretor de imóveis desempenha um papel e interage com o cliente, que também é uma personagem ou participa do show de forma ativa.

Médico / Enfermeira: vender é ajudar as pessoas a serem felizes. Qualidade de vida está presente tanto na Medicina como na Venda.

Professor: os clientes chegam até o corretor de imóveis em busca de conhecimento para tomar a sua decisão de compra. Ensine seus clientes a comprarem melhor.

Tenha orgulho da sua profissão. Vender é ajudar as pessoas a ficarem de bem com a vida!