Como fixar objetos mais pesados; bancadas, barras de apoio, corrimão, etc.

  • Categoria do post:Fixação

Fixação de objetos que requerem reforços: Há objetos que, por seu formato, seu peso ou a carga que devem suportar, requerem condições especiais de fixação nas paredes drywall. É o caso de armários de cozinha, bancadas de pias, prateleiras para bibliotecas, suportes articulados para televisores, dispositivos para pessoas com necessidades especiais e armadores de redes de dormir, entre outros. A colocação de objetos como esses deve ser pensada na concepção do projeto, prevendo os reforços internos que serão instalados durante a montagem das paredes. Se os reforços não forem colocados na fase de montagem, sua instalação exigirá aberturas nas paredes acabadas e que sejam feitas, depois, as respectivas restaurações.

Como fixar objetos mais pesados

Madeira maciça ou reconstituída (RMA)

Os reforços internos à parede podem estar localizados no espaço entre os perfis, caso de peças de madeira maciça ou reconstituída com mínimo de 22 mm de espessura. Recomenda-se o uso de madeira tratada em autoclave. A fixação de objetos deve localizar-se no reforço.

Como fixar objetos mais pesados

Reforços de 600 x 400 mm (RCP)

Produzidos em compensado plastificado com 18 mm de espessura, são fixados entre os perfis horizontalmente no espaçamento de 600 mm ou verticalmente no espaçamento de 400 mm.

Como fixar objetos mais pesados

Reforço metálico (RME)

Podem ser utilizadas chapas de aço galvanizado com espessura mínima de 0,95 mm parafusadas nos perfis de aço antes das chapas de drywall. A fixação de objetos deve localizar-se no reforço.

Como fixar objetos mais pesados

Montante reforçado com sarrafo de madeira

Como fixar objetos mais pesados

Fixação de objetos específicos em paredes com reforços

Bancadas de pia
A fixação deve ser feita com o uso de mão francesa com braço de 500 mm e bucha basculante com braço metálico ou tipo guarda-chuva em reforços internos de madeira (RMA) ou de aço galvanizado (RME) ou de compensado plastificado (RCP).

Como fixar objetos mais pesados

Para mais informações consulte o “Manual de resistência mecânica e fixação de objetos em paredes drywall”

Consulte o manual aqui | arquivo PDF para download