Auto-avaliação: Os sete pecados capitais do Vendedor

Autor: Ricardo J. Botelho

Conheça os sete pecados que devem ser evitados: orgulho, pressa, avareza, preguiça, apatia, inveja e ignorância

1º – Orgulho

Acreditar que não precisa aprender mais nada. Não participar de seminários e palestras (sobre o mercado imobiliário, técnicas de vendas etc), visitar mostras de decoração (claro, o Corretor também precisa estar informado sobre tendências de decoração, certo?).

Não ler constantemente materiais de interesse do exercício profissional (livros sobre comportamento, psicologia no trato do cliente). Não participar com entusiasmo de treinamentos internos ou externos.

2º – Pressa

Não se organizar para agir. Não captar propostas com informações que ajudem no trabalho posterior de follow-up para tentar fechar essa venda. A sondagem acaba sendo mal feita e depois é um desespero “caçar” o Cliente. E o pior: não se preparar para negociar com o Cliente, acreditando na sua capacidade de improvisar.

3º – Avareza

Atirar-se de qualquer forma, querendo tudo ao invés de focar e agir em sintonia com sua equipe. A disputa predatória pelo Cliente dentro de uma mesma equipe leva à destruição do espírito de unidade e ao não-alcance de metas. Todos perdem.

4º – Preguiça

Usar sempre os mesmos métodos de trabalho, não avaliando o seu desempenho, buscando encontrar potenciais de melhoria e novas formas de atuação.

5º – Apatia

Conformar-se com os atuais resultados obtidos, positivos ou negativos. Deixar para amanhã o que deveria ser feito hoje porque talvez amanhã nem seja preciso mais fazê-lo! Resistir às propostas de mudança preferindo ver para crer antes de colaborar com o processo.

6º – Inveja

Buscar defeitos nos colegas bem sucedidos a não aprender com eles. Encontrar sempre um motivo obscuro para o sucesso alheio, não admitindo que alguém possa ser melhor.

7º – Ignorância

Não estar atento a tudo e a todos em sua volta, querendo aprender sempre coisas novas.