Sistemas Drywall: forros, paredes, revestimentos, mobiliário Paredes Paredes Forros Revestimentos Mobiliários
Acadêmico Consumidor Imobiliário Profissional

Imprensa

Associação Drywall completa 16 anos

20/06/2016

Em uma década e meia tornou-se a principal referência de conhecimento técnico e padrões de qualidade dos sistemas drywall no mercado brasileiro.

A Associação Brasileira do Drywall foi fundada em junho de 2000 (*) e, desde então, produziu manuais técnicos, manuais práticos e vídeos, elaborou todas as normas técnicas brasileiras relativas a essa tecnologia e mantém um amplo programa de cursos e palestras para incorporadores, construtores, engenheiros, arquitetos, designers de interiores e corretores de imóveis. Todas essas ações compõem o principal corpo de conhecimento disponível no país sobre a construção a seco de vedações internas para quaisquer tipos de edificação.

O Eng. Cláudio Soares, presidente do Conselho da entidade, destaca: “A evolução da Associação Drywall reflete a crescente modernização da construção civil brasileira, na qual estão em declínio os métodos arcaicos utilizados há séculos, caracterizados pela baixa produtividade, por serem pouco amigáveis ao meio ambiente e por requererem mão de obra semiartesanal cada vez mais rara no mercado”. E complementa: “A urgência em eliminar o enorme déficit habitacional brasileiro e a necessidade de atender à grande demanda de edifícios comerciais e públicos, hospitais, hotéis e escolas dos centros urbanos, somente poderão ser atendidas com modernos sistemas industrializados, a exemplo do que ocorreu em todos os países mais desenvolvidos”.

A Associação também responde há 10 anos pelo Programa Setorial da Qualidade do Drywall (PSQ-Drywall), subordinado ao PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Habitat, do Ministério das Cidades), com o objetivo de assegurar que todos os componentes do sistema produzidos e comercializados no Brasil estejam em conformidade com as normas técnicas, garantindo o bom desempenho dessa tecnologia. E nessa área, reconhecendo a importância do drywall na construção brasileira, a ABNT atendeu à solicitação da Associação Drywall e criou em 2015 o Comitê Brasileiro de Normas do Drywall (CB-217). Este já está revisando as normas existentes e elaborando normas complementares para o sistema, seus componentes e sua integração com instalações prediais e outros sistemas e subsistemas.

Como resultado de seu bom conceito, a Associação tem assento em importantes órgãos, como o Deconcic (Departamento da Indústria da Construção da FIESP), a Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) e o GT Construção Industrializada da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

(*) A Associação foi fundada pelos três fabricantes de sistemas drywall então em operação no País: Lafarge Gypsum (atual Gypsum Drywall, do grupo belga Etex), BPB Placo (atual Placo do Brasil, do grupo francês Saint-Gobain) e Knauf do Brasil, do grupo alemão com o mesmo nome. A essas empresas uniram-se mais tarde a Trevo Drywall, primeira fabricante do setor com capital nacional, e as produtoras de perfis estruturais e acessórios de aço galvanizado Ananda Metais, Barbieri, Multiperfil e Roll-For.

Mais informações | Acesse aqui -  www.drywall.org.br

Assessoria de Imprensa Drywall
Rua Julio Diniz, 56 cjto 41 - Vila Olimpia
04547-090 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 3842-2433
email: imprensa@drywall.org.br

31/03/2017   3º ConstruBR tem apoio da Associação Drywall
30/03/2017   Curso de pós-graduação entra em seu segundo módulo
29/03/2017   Perfis estruturais fora de norma podem provocar patologias

ver todos