Sistemas Drywall: forros, paredes, revestimentos, mobiliário Paredes Paredes Forros Revestimentos Mobiliários
Acadêmico Consumidor Imobiliário Profissional

Consumidor

Dicas

Quais são os tipos de isolantes acústicos recomendados para uso em sistemas drywall?

Além da própria configuração da parede drywall, dois elementos contribuem para melhorar o isolamento acústico do sistema: a banda acústica e a lã isolante.

A banda acústica é um componente obrigatório, conforme determina a norma técnica ABNT NBR 15.758:2009. Trata-se de uma fita de espuma autoadesiva, que é aplicada na estrutura de contorno da parede. Além de impedir a passagem de som por alguma fresta entre o perfil e o elemento estrutural, evita que a onda sonora que atinge a parede drywall seja transmitida à estrutura da edificação por vibração.

Quanto às lãs isolantes, o setor de drywall submeteu a ensaios, nos últimos anos, lãs de vidro (16 kg/m3), com resultados positivos e de acordo com a norma NBR 15.758:2009 e também com a Norma de Desempenho ABNT NBR 15575.

Os dados de desempenho de paredes drywall, de acordo com suas respectivas configurações, podem ser obtidos na tabela publicada no manual “Desempenho Acústico de Sistemas Drywall”, disponível para consulta ou download no site da Associação Drywall.

ver todos