Sistemas Drywall: forros, paredes, revestimentos, mobiliário Paredes Paredes Forros Revestimentos Mobiliários
Acadêmico Consumidor Imobiliário Profissional

Dicas

Dicas

É verdade que, em paredes drywall, não se pode fixar cargas diretamente nas chapas, mas somente nos perfis ou com reforços internos?

Não é verdade, responde o gerente técnico da Associação Brasileira do Drywall, Carlos Roberto de Luca. Ele explica que a forma de fixação vai depender do peso do objeto a ser fixado e do número de camadas de chapas na parede e, para cada caso, é recomendado um tipo de bucha ou elemento de fixação.

Em paredes com uma chapa apenas, cargas de até 5 kg podem ser fixadas diretamente nas chapas com prego galvanizado, gancho metálico ou bucha de expansão HDF; cargas de até 10 kg, com  gancho com três pregos ou bucha parafuso de plástico; cargas de até 15 kg, com bucha parafuso metálica ou bucha de expansão curta ou média; e cargas de até 20 kg, com bucha basculante com braço metálico (neste caso, as paredes devem ser montadas com perfis estruturais de 70 ou 90 mm de largura).

Esses são apenas exemplos de como é possível fixar objetos diretamente nas chapas, desde que utilizadas as buchas adequadas. Para cargas mais pesadas, a fixação pode ser feita nos perfis ou com a utilização de reforços internos.

Para acertar na escolha e evitar problemas, consulte o manual prático “Resistência Mecânica e Fixação de Objetos em Paredes Drywall”, produzido pela Associação Brasileira do Drywall, que pode ser acessado diretamente no site da entidade, inclusive para download, no endereço:

http://www.drywall.org.br/biblioteca.php/1/3/dl/49/manual-resistencia-mecanica-e-fixacao-de-objetos-em-paredes-drywall

ver todos