Sistemas Drywall: forros, paredes, revestimentos, mobiliário Paredes Paredes Forros Revestimentos Mobiliários
Acadêmico Consumidor Imobiliário Profissional

Dicas

Dicas

Com reforços internos, paredes drywall suportam cargas pesadas

Armários de cozinha repletos de pratos, copos e outros utensílios, suportes para TV ou microondas e outras cargas com peso equivalente podem ser fixadas normalmente em paredes drywall. Os cuidados fundamentais para que essa fixação não cause problemas é instalar no interior da parede um reforço interno, que pode ser de madeira tratada ou chapa de aço galvanizado, e utilizar, nas distâncias recomendadas, buchas específicas para drywall. “Na verdade”, explica o Eng. Carlos Roberto de Luca, da Comissão Técnica da Associação Brasileira de Fabricantes de Chapas para Drywall, “o processo de fixação é mais simples, rápido e preciso do que ocorre com paredes de alvenaria tradicional”.

No que diz respeito aos reforços, a maioria das construtoras de imóveis residenciais já os entrega com paredes reforçadas internamente, em especial nos ambientes que normalmente recebem armários como cozinhas e áreas de serviço. Porém, se a parede não tiver reforços, a sua instalação é simples. Basta fazer, com o auxílio de um serrote de ponta, uma abertura em uma das faces da parede, na altura em que se deseja fixar a carga, de modo a expor dois perfis estruturais vizinhos. Esses perfis, que são de aço galvanizado, são instalados à distância de 600 mm ou 60 cm um do outro em paredes com pé direito de até 2,60 m. Em seguida, o reforço de madeira ou metal é fixado por meio de parafusos nos dois perfis. Finalmente, fecha-se a abertura, utilizando-se o mesmo pedaço de chapa que foi recortado, e faz-se o tratamento de juntas. Recomenda-se que esse serviço seja executado por um profissional habilitado, que faça parte da rede de instaladores ou montadores treinados e credenciados pelas empresas fabricantes de chapas para drywall.

Para a fixação da carga, devem ser usadas buchas para drywall, que entram fechadas na cavidade feita com a furadeira e se abrem no interior, à medida que o parafuso é rosqueado, ajustando-se firmemente à chapa para drywall e ao reforço interno. Com isso, a carga será distribuída entre os dois perfis, os quais, por sua vez, estão apoiados no piso.

ver todos