Sistemas Drywall: forros, paredes, revestimentos, mobiliário Paredes Paredes Forros Revestimentos Mobiliários
Acadêmico Consumidor Imobiliário Profissional

Dicas

Dicas

Fixação de peças sanitárias em paredes drywall é simples

A fixação de peças e cargas em paredes drywall de ambientes úmidos como banheiros, cozinhas, lavabos, áreas de serviço e lavanderias é facilitada com o uso de elementos auxiliares e perfis específicos para esse fim. Isso permite que bancadas de pias, vasos sanitários e bidês sejam instalados com rapidez, precisão e segurança, de acordo com os conceitos da construção industrializada.

Para a instalação de peças grandes e mais pesadas como bancadas de pias, a recomendação é que sejam apoiadas em mãos-francesas e que estas sejam fixadas em pontos das chapas drywall sob os quais haja perfis estruturais, de modo que a carga seja transmitida para o piso. Nos demais pontos de fixação, ao longo da parede, recomenda-se a colocação prévia de reforços internos, que podem ser de madeira ou de aço galvanizado. Em todos os pontos de fixação devem ser usadas buchas apropriadas para drywall, também conhecidas como buchas “para ocos”, e seus respectivos parafusos.

Por outro lado, existem suportes estruturais específicos para a instalação de vasos sanitários e bidês apoiados na parede e não no piso. Esse tipo de solução vem tendo uso crescente nos países mais desenvolvidos e já começa a ter presença no Brasil, pois está em linha com a necessidade de, ao mesmo tempo, racionalizar o uso da água e elevar os padrões de higiene das instalações sanitárias.

Finalmente, para a instalação de cargas leves, como armários, espelhos e porta-toalhas, entre outros, o procedimento é idêntico ao de fixação de objetos em qualquer parede drywall, bastanto utilizar buchas e parafusos apropriados.

ver todos