Sistemas Drywall: forros, paredes, revestimentos, mobiliário Paredes Paredes Forros Revestimentos Mobiliários
Acadêmico Consumidor Imobiliário Profissional

Dicas

Dicas

Sistemas Drywall facilitam montagem de home theater

As propriedades acústicas dos sistemas drywall, aliadas à sua leveza, flexibilidade e facilidade e rapidez de montagem, fizeram com que se tornasse uma das soluções preferidas por quem deseja montar um home theater em uma casa ou apartamento. Segundo o Eng. Carlos Roberto de Luca, da Comissão Técnica da Associação Brasileira dos Fabricantes de Chapas para Drywall, “tanto para a criação de um novo aposento específico para esse fim como para o aproveitamento de um aposento já existente, o drywall é a resposta mais indicada”. E complementa: “Isso também se deve à facilidade que oferece para a colocação das instalações elétricas no interior das paredes, bem como à possibilidade de criação de detalhes arquitetônicos como nichos, estantes e sancas para iluminação indireta com alta qualidade de acabamento”.

O Eng. de Luca explica que, na criação de um home theater dividindo-se uma sala grande, por exemplo, pode-se especificar sistemas drywall de alto desempenho acústico para as novas paredes, normalmente constituídas por duas camadas de chapas de cada lado da estrutura de aço galvanizado e ainda com lã mineral em seu interior. Para as demais paredes, recomenda-se que sejam revestidas com chapas para drywall. E esclarece: “Em geral, para isso, uma só camada de chapas é suficiente, podendo ser colada diretamente na parede ou fixada em uma estrutura auxiliar de perfis de aço galvanizado, recebendo lã de rocha em seu interior”.

Na parede em que serão instalados o televisor e os alto-falantes, monta-se a estrutura, colocam-se as instalações elétricas e o cabeamento de telecomunicações, e, só depois disso, faz o seu fechamento, com a colocação das chapas. O mesmo procedimento deve ser seguido quando se montam estantes e outros detalhes arquitetônicos. Somente depois de montadas as paredes, instala-se o forro rebaixado, também em drywall, utilizando-se chapas acústicas (com perfurações para promover a absorção acústica) e lã mineral.

Outros cuidados
Finalizando, o Eng. de Luca acentua: “Para que o home theater ofereça todo o conforto acústico que se deseja e não permita o vazamento de som para o seu exterior, nem a entrada de som exeterno, é preciso complementá-lo com outros elementos acústicos, como portas e batentes especiais, janelas com vidros duplos, piso e contrapiso de material que absorva o som e ainda com caixas de eletricidade e luminárias devidamente isoladas. Esses cuidados aliados à qualidade do drywall proporcionam um home theater de qualidade excepcional”.

ver todos